Uso de WhatsApp no trabalho

Uso de WhatsApp no trabalho

11/03/2021 às 19:11:22

A internet é o maior meio de comunicação utilizado nos dias de hoje. Por isso, certos aplicativos se tornaram instrumento de trabalho, e um dos mais utilizados é o WhatsApp.
Quais cuidados a empresa deve adotar ao permitir a utilização de WhatsApp no seu ambiente de trabalho?
Ao criar um grupo de WhatsApp da empresa, sempre deixe um gestor responsável por supervisionar as mensagens do grupo. A partir daquele momento o empregador é responsável pelo conteúdo e consequências causadas.
Deixe claro, por especificar no grupo, o tipo de comportamento esperado. Não permita constrangimento de funcionários, assuntos pessoais ou temas como política, religião ou de caráter discriminatório. Isso é importante porque o uso dessas informações pode caracterizar danos morais.
Determine horário de funcionamento do grupo. Mensagens enviadas fora do horário é caracterizado como interrupção do tempo de descanso do empregado. Isso pode caracterizar pagamento de horas extras.
Deixe claro que as mensagens não devem ser compartilhadas com outros. Isso evita vazamento de informações confidenciais.
Estabeleça uma punição caso haja o descumprimento dessas regras. Isso vai deixar claro que o uso do WhatsApp no trabalho tem orientações que precisam ser seguidas para o bem dos colaboradores e da empresa.

 

Direito do Trabalho e Direito Médico
(11) 2091-8027
(11) 98503-0481
contato@meloesantos.adv.br
linktr.ee/meloesantosadvocacia