Toda empresa visa ser referência, alcançar suas metas e cumprir sua missão. Mas, pode acontecer de um empregado ativo ou ex-empregado processá-la. Problemas acontecem, entretanto, saber lidar com eles faz total diferença.
Receber uma notificação de ação é um problema sério e merece sua total atenção. Independentemente do valor pedido pelo reclamante, do tamanho da sua empresa ou da sua condição financeira, uma ação trabalhista pode prejudicar muito o seu negócio ou a reputação que ele carrega.
Abaixo algumas dicas de como agir, caso sua empresa receba uma notificação de ação trabalhista:
Veja o teor da notificação e verifique se está direcionada a sua empresa. Se não reconhecer o nome ou não se tratar da sua empresa, não receba.
Veja os dados do reclamante e agende a data e horário da audiência a ser realizada.
Procure imediatamente um(a) advogado(a) especialista na área trabalhista. O processo tem prazo para defesa, e quanto antes você procurá-lo(a), mais tempo ele(a) terá para preparar uma contestação detalhada, de qualidade, que garanta a segurança jurídica para a sua organização e com isso maiores serão as chances de ter a causa ganha
Ao conversar com seu advogado(a), forneça todos os documentos que ele(a) pedir, como também todos os relatórios que tenham relação com o processo, se houverem.
Nunca deixe de lado nenhuma informação ou esconda algum fato. O(A) advogado(a) não está ali para julgar, mas para ajudar. Omitir alguma informação pode prejudicar o processo, em especial a defesa da própria empresa ou até mesmo ocorrer uma situação constrangedora e surpresa na audiência.
O que achou do post de hoje? Me conta aqui nos comentários!