Prints de conversas de WhatsApp não podem ser usados como provas válidas. Você já sabia ?

Prints de conversas de WhatsApp não podem ser usados como provas válidas. Você já sabia ?

05/10/2021 às 17:12:44

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) declarou que prints de conversas de WhatsApp não podem ser usados como provas válidas.

Um dos motivos que levaram os ministros a chegarem à essa decisão foi a possibilidade de o usuário deletar o envio de novas mensagens e também de excluir mensagens antigas ou recentes, tenham elas sido enviadas pelo usuário ou recebidas de algum contato, pois essa exclusão, não deixa vestígios.

 Assim, para ter segurança de que os registros obtidos de conversas de WhatsApp se tornem válidos como meio de prova, é recomendável que seja lavrada ata notarial por um tabelião do cartório de notas. Ele confirmará se as cópias das conversas são verdadeiras ao fazer uma averiguação dos fatos apresentados. Em seguida, fará o registro em livro, e tais informações passam a ter valor de prova e presumem-se verdadeiras.

 É certo que não há lei a respeito do assunto, e por isso não podemos afirmar que estes nunca serão aceitos. O melhor a se fazer é não arriscar e sim buscar meios seguros de usar as mensagens a seu favor, como citado acima.

Gostou de saber disso? Me conta aqui nos comentários! 

 

 

https://linktr.ee/Estelasantos.adv
 Rua Itapura, 300 - Sala 306, Tatuapé
(11) 2091-8027
 São Paulo - SP