O que fazer se meu colaborador testou positivo para o Covid-19?

O que fazer se meu colaborador testou positivo para o Covid-19?

01/04/2021 às 16:07:27

O primeiro passo é afastar o colaborador imediatamente para que não haja risco de contaminação no ambiente de trabalho. Ele deve permanecer afastado de suas atividades pelo tempo necessário estipulado pelo médico.
O segundo passo é investigar com quais pessoas dentro da empresa o colaborador contaminado manteve contato e a partir daí, monitorar se elas apresentaram sintomas. Aqui o acompanhamento pelo médico do trabalho é essencial, pois poderá ser recomendado a testagem através de exame para confirmar eventual contaminação.
Terceiro passo: esteja por dentro do quadro clínico do seu colaborador, mostre empatia e respeite seu tempo de recuperação.
Se o colaborador contraiu a doença em seu ambiente de trabalho, ele ganha estabilidade?
Sim, porém apenas se ele conseguir provar que a doença foi adquirida no trabalho, sendo assim, não poderá ser demitido no período de 12 meses.
Como evitar processos trabalhistas nesses casos?
Além de fornecer equipamentos de proteção, como máscara, álcool em gel e sinalizar o local de trabalho conscientizando de quais são as medidas e atitudes que podem evitar a contaminação, crie um política interna de prevenção, para quando ocorrer situação como essa, a empresa já esteja amparada para tomar a conduta adequada.
Uma assessoria jurídica fornece as informações necessárias para que as orientações sejam tomadas de acordo com a lei, visando o menor risco jurídico e mínimo de gasto possível pelo empregador!
Ficou com alguma dúvida?

 

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