Você que é empreendedor e possui uma equipe, prefere ser temido ou respeitado?
A resposta a essa pergunta está na diferença entre ser um Chefe ou Líder.
Chefe é o termo utilizado para indicar um profissional que possui certa autoridade dentro de uma empresa. Características:
É obedecido por medo.
Lidera pela autocracia.
É aceito por conta de hierarquia.
É Autoritário.
Enxerga seus colaboradores como subordinados.
Não pensa no benefício coletivo, mas no seu próprio benefício.
Não incentiva e motiva o seu funcionário, exige perfeição.
Líder é o profissional que inspira outros a fazer a sua vontade independente da pressão ou de situações alheias. Ele possui grande poder de influenciar sua equipe. Características:
Motiva sua equipe.
Lidera pela democracia.
Valoriza as habilidades dos funcionários.
Pensa no bem-estar coletivo.
Se concentra nas soluções, não nos problemas.
Se comunica de forma clara e respeitosa.
Confia na equipe.
Que tipo de profissional você quer ser?
Um líder ou um chefe?