Demissão pelo whatsapp será válido?

Demissão pelo whatsapp será válido?

26/10/2021 às 18:56:11

Com o isolamento social e a adoção do trabalho remoto, ações na justiça do trabalho discutindo a validade da demissão por WhatsApp se multiplicaram.

 A demissão por meio do WhatsApp é possível, porém deve ser feita como última alternativa, já que o aplicativo é um meio muito informal e por isso, em algumas situações pode ser visto como ato desumano e ofensivo.

-  Isto aconteceu com uma empregada doméstica de Campinas (SP), que receberá 5 mil de indenização do ex-patrão por tê-la demitido por meio do WhatsApp, usando a seguinte frase: "Bom dia, você está demitida. Devolva as chaves e o cartão da minha casa. Receberá contato em breve para assinar documentos”. Ela ainda foi acusada de ato ilícito e de ter falsificado assinatura em documento de rescisão.
O juiz entendeu estar configurada ofensa à dignidade humana da empregada e condenou o patrão a indenizá-la, tanto pela dispensa via WhatsApp quanto pela acusação de falsificar a assinatura no documento de rescisão.

 Assim, para comunicar a demissão de um empregado, utilize primeiramente outros meios, como pessoalmente por exemplo, e, se não for possível, ao usar o WhatsApp deve-se ter cuidado na abordagem para não expor a situação a terceiros, ferir a dignidade e a moral do empregado.

E aí? O que pensa sobre isso? Me conta aqui nos comentários!

 

 

 

https://linktr.ee/Estelasantos.adv
 Rua Itapura, 300 - Sala 306, Tatuapé
(11) 2091-8027
 São Paulo - SP