Como contratar um Freelancer?

Como contratar um Freelancer?

05/01/2021 às 19:38:55

Você sabia que é muito importante ter um contrato de prestação de serviço para profissionais freelancers?
O Freelancer ou como popularmente conhecido “Freela” é o profissional que presta serviços de modo independente e autônomo, sem vínculo de emprego, o que possibilita a sua prestação a várias pessoas, seja física ou jurídica. Ele exerce suas atividades apenas quando é solicitado pelo cliente, recebendo pelo projeto contratado.
O Freela desenvolve suas atividades por iniciativa própria, assumindo o risco de seu negócio. Ele pode atuar sozinho ou até mesmo através de sua própria equipe.
Na relação havida entre o freelancer e o seu cliente não existe requisito de vínculo de emprego, por isso a exemplo, não há registro de horário de entrada e saída, não há recebimento de ordens, pois o ele deve responder pelo serviço contratado.
O Freelancer e seu cliente ajustam um valor e o período para conclusão do trabalho contratado. Por isso, faz-se necessário ter um contrato de prestação de serviço. Com um documento em mãos, os combinados são formalizados e as duas partes conseguem se resguardar em caso de descumprimento das obrigações, contando com amparo judicial para não terem tantos prejuízos.
Outros benefícios de um contrato de freelancer são: define responsabilidades, detalhes do serviço contratado, prevê multas por atraso, etc.
Sugestão: um contrato escrito de prestação de serviços dá a ambas as partes segurança e pode evitar discussões jurídicas diversas, dentre elas: pedido de reconhecimento de vínculo e emprego perante a Justiça do Trabalho.
Esse post vai te ajudar de alguma forma?

 

Direito do Trabalho e Direito Médico
(11) 2091-8027
(11) 98503-0481
contato@meloesantos.adv.br
linktr.ee/meloesantosadvocacia