A sua empresa divulga ranking de melhores e piores funcionários?

A sua empresa divulga ranking de melhores e piores funcionários?

09/12/2021 às 14:46:21

A divulgação de melhores e piores funcionários por meio de um ranking está listada entre uma das práticas de assédio moral no ambiente de trabalho.

 Considere o que aconteceu em Pouso Alegre, Minas Gerais. Uma bancária entrou com uma ação trabalhista contra o Banco Santander alegando que o banco realizava cobrança excessiva de metas, o que incluía a divulgação de um ranking de melhores e piores funcionários em seu portal na internet.

A bancária explicou que as metas estabelecidas eram abusivas e prejudiciais e que o ranking criava um constrangimento para os trabalhadores e gerava medo em perder o emprego.

 O juiz de primeiro grau condenou o banco a indenizar a ex-funcionária no valor de R$ 8.000,00, a título de danos morais. Já em segunda instância, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), elevou a indenização para R$ 50.000,00, sob argumentou de que o problema não se trata de exigir metas, já que isto está dentro do poder diretivo do empregador, mas da forma como essa exigência é feita. Se forem sob pressões e ameaças, será configurada como conduta incompatível com as regras de convivência regular no ambiente de trabalho.

Marque aqui alguém que precisa saber disso! 

 

 

https://linktr.ee/Estelasantos.adv
 Rua Itapura, 300 - Sala 306, Tatuapé
(11) 2091-8027
 São Paulo - SP