A importância da orientação jurídica no departamento pessoal!

A importância da orientação jurídica no departamento pessoal!

07/01/2021 às 16:38:19

O departamento pessoal é responsável pela parte "burocrática" da empresa, relativa à legislação Trabalhista e Previdenciária. É o setor que cuida da folha de pagamento, férias, 13º salário, calcula as guias do INSS e FGTS, faz o registro e anotações em carteira, cuida da parte admissional e demissional, entre outros.

E mesmo se responsabilizando por toda essa parte, falta muita orientação jurídica básica no departamento pessoal. E, infelizmente, coisas simples que não deveriam ocorrer, acontecem diariamente e prejudicam muito as empresas refletindo no âmbito jurídico.

 Quando ocorre uma atuação conjunta entre departamento pessoal e o jurídico trabalhista, o resultado é a diminuição do custo e consequentemente aumento do lucro.

 Por isso a importância de manter um apoio jurídico trabalhista alinhado com o departamento pessoal da empresa. Isso auxiliara inclusive no processo de tomada de decisões de questões relacionadas ao ambiente de trabalho x colaborador.

 E você, como empresário, acredita que a orientação jurídica pode prevenir maiores problemas em sua organização? Deixe nos comentários! 

 

 

 

Direito do Trabalho e Direito Médico
(11) 2091-8027
(11) 98503-0481
contato@meloesantos.adv.br
linktr.ee/meloesantosadvocacia